
SPN
SPN
A natureza é essencial para a vida de todos os seres vivos que dependem dos seus recursos. Isto é, água potável, florestas, outros animais, alimentos, oxigênio, clima e solo fértil.
Além dos elementos naturais, os processos naturais como o ciclo da água, o ciclo do carbono e o ciclo dos nutrientes são fundamentais. São esses ciclos que regulam o clima, purificam a água, decompõem resíduos orgânicos e reciclam nutrientes essenciais, garantindo que os ecossistemas funcionem e estejam em equilíbrio.
Por exemplo, o processo natural da fotossíntese. É por meio dele que as plantas e vegetais conseguem captar gás carbônico do ar e eliminar oxigênio, o elemento químico necessário para a respiração dos humanos e dos animais.
Ecossistemas saudáveis possibilitam a existência de biodiversidade, em que cada espécie (de animais, plantas, fungos, bactérias, entre outros) tem uma função específica em uma complexa e da interdependente rede ecológica.
A perda da biodiversidade leva à degradação dos ecossistemas, que consequentemente deixam de ser capazes de produzir os recursos essenciais. A atividade humana tem provocado a mudança de muitos ecossistemas, tendo alguns, desaparecido por completo.
A Indústria, a agropecuária e a queima de combustíveis fósseis são grandes responsáveis pelo atual cenário de mudanças climáticas e de aquecimento global.
O modelo econômico de produção em larga escala libera muitos gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases dificultam o processo natural da Terra de refletir parte da radiação solar, aumentando a temperatura global, o que afeta os ecossistemas e causa mudanças climáticas.
